
Os desfiles escolares do 5 de setembro, com aumento da população e dos bairros, com a cidade dividida em zonas, talvez tenha sido o motivo da descentralizalção. Passaram, portanto, a ser realizados nos bairros e representados com poucos alunos no desfile oficial. Apesar de ter uma intensa participação em competições esportivas, tanto nas municipiadas, como também no Xadrex, a Escola Júlia Barjona só participou, até aqui, de quatro desfiles escolares.
Primeiro porque são eventos coordenados pela Secretaria, é por que implica em uma série de dificuldades, como o trajeto, a distância, o que vai ser representado, e ter uma fanfarra. Nas quatro vezes que desfilou, a fanfarra foi emprestada do Dom Bosco, do Leonor Uchoua, do Márcio Nery, e uma escola da Zona Leste que nâo lembramos mais.
Pouco ou quase nada foi registrado em fotografias, vídeos ou jornais, que possamos resgatar para a construção da memória da Escola. Afinal, a foto digital é uma tecnologia bem recente. Daí, as fotos tiradas na época são raras e dependemos das pessoas, ex-alunos e professores, que possam nos oferecer essas raridades.
Assim, temos quatro fotos de setembro de 1998, possivelmente do dia 3, último desfile da Escola na gestão do Professo Jocelim, em que podemos ver alunos e professores desfilando mesmo em baixo de chuva. Ao contrário do que sempre acontece nos desfiles escolares, aquele sol terrivel, choveu!
Deve ter sido o desfile que teve maior contingente de alunos marchando.