segunda-feira, 23 de maio de 2011

VISITA AO ATERRO SANITÁRIO,2000

Como parte de um projeto de ciências, ocorrido em 2000, alunos da escola visitaram o aterro sanitário da cidade. Na época, gestão da professora Brigida Queiroz, a Semed forneceu o transporte, o que tornou possível essa atividade fora da escola. Participaram professores de ciências: Sandra Sueli, e Dalva Sueli; professor Daniel de geografia; Fátima Cineide, de português, e outras pessoas que não estão mais no Júlia.


















































































































































































































































































































































quarta-feira, 6 de abril de 2011

A CAMPEÃ NOS ESPORTES,2000-2007

A Escola Municipal Júlia Barjona Labre realiza desde o ano 2000, o projeto desportivo escolar de educação Física, onde, além das atividades da disciplina de Ed. Física, os alunos participam de atividades do Projeto, que visa oportunizar a prática do desporto escolar de competição, nas modalidades Atletismo, Xadrez, Handebol, Tênis de Mesa e Voleibol.

Sem levar em consideração que a Escola não tem quadra, desde o momento que o Zezão foi dado para a comunidade, lidando com dificuldades de espaço para as aulas de educção física, o desempenho dos nossos alunos tem sido um dos melhores da rede municipal.


Durante o período de 2000 até 2007, podemos destacar os principais resultados obtidos pela Escola:


CAMPANHA 2000 – 4º Lugar geral na VI Municipíada.

CAMPANHA 2001 – 2º Lugar geral na VII Municipíada.

CAMPANHA 2002 – 2º Lugar geral na VIII Municipíada.

Participação nos Jogos Escolares Brasileiros de Poços de Caldas – MJ, nas provas de arremesso de peso feminino, arremesso de peso masculino e revezamento 4x75 do atletismo infantil.

1º Lugar Geral dos Jogos Escolares dos Distritos educacionais de Manaus - JEDEM


CAMPANHA 2003 – 1º Lugar geral na IX Municipíada.

XXVI Jogos Escolares do Amazonas – JEA’S: 2º lugar geral no Atletismo feminino infantil. 3º lugar individual no Tênis de Mesa feminino infantil. 3º lugar geral no Handebol masculino infantil.

Jogos Escolares Brasileiros – JEB’S, Brasília – DF: Participação no atletismo, Arremesso de peso feminino.

II Jogos Escolares dos Distritos educacionais de Manaus – JEDEM: 1º Lugar Geral, BICAMPEÃ


CAMPANHA 2004 – 1º Lugar geral na X Municipíada.

XXVI I Jogos Escolares do Amazonas – JEA’S: 2º lugar no Atletismo feminino infantil. 2º lugar no Atletismo masculino infantil. 3º lugar no Handebol feminino infantil. 5º lugar no Handebol masculino infantil.

Jogos Escolares Brasileiros – JEB’S, Brasília – DF: Participação no atletismo nas provas Revezamento 4x75 masculino infantil, Salto em altura feminino infantil

III Jogos Escolares dos Distritos educacionais de Manaus – JEDEM: 1º Lugar Geral, TRICAMPEÃ

CAMPANHA 2005 – Não houve Municipíada.

XXVIII Jogos Escolares do Amazonas – JEA’S: 1º lugar geral no Atletismo masculino infantil. 5º lugar no Voleibol masculino infantil. 4º lugar no Handebol masculino infantil. 4º lugar no Xadrez feminino infantil. 5º lugar no Xadrez masculino infantil.

Jogos Escolares Brasileiros – JEB’S, Brasília – DF: Participação no Atletismo nas provas Revezamento 4x75 masculino infantil, Salto em Altura masculino infantil.

IV Jogos Escolares dos Distritos educacionais de Manaus – JEDEM: 1º Lugar Geral, TETRACAMPEÃ

CAMPANHA 2006 – 1º Lugar geral na XI Municipíada.

XXIX Jogos Escolares do Amazonas – JEA’S: 3º lugar no Atletismo feminino infantil. 5º lugar no Atletismo masculino infantil. 4º lugar no Xadrez feminino infantil. 3º lugar no Xadrez masculino infantil.

Jogos Escolares Brasileiros – JEB’S, de Poços de Caldas – MJ: Participação no atletismo na prova de Salto em Altura feminino infantil

Não houve os Jogos Escolares dos Distritos educacionais de Manaus – JEDEM.CAMPANHA 2007 – Não houve Municipíada.

Não houve os Jogos Escolares dos Distritos educacionais de Manaus – JEDEM.

XXX Jogos Escolares do Amazonas – JEA’S: 1º lugar geral no Atletismo feminino infantil. 4º lugar geral no Atletismo masculino infantil. 4º lugar no Xadrez feminino infantil. 5º lugar no Xadrez masculino infantil. 3º lugar no Xadrez feminino juvenil.

Jogos Escolares Brasileiros – JEB’S, de Poços de Caldas – MJ: Participação no Arremesso de Peso feminino infantil.

Fonte das informações e fotos: Maysa Mendonça, Professora de Educação Física da Escola .

sábado, 12 de março de 2011

O DESAFIO DA MATEMÁTICA,2003

COORDENAÇÃO DO PROJETO

Direção: Brígida Queiroz de Menezes da Silva

Equipe técnica: Cíntia Simone e Jecicleide de Oliveira do Nascimento

Elaboração e execução: Ana Maria dos Santos Barros e

Professores participantes de Matemática:

Turno Matutino: Raimundo Nonato, André, Joaquim

Turno Vespertino: Benedita, Bosco, Rezeck

Turno Noturno: Vagno, Bosco,Valdirene

Professores participantes de outras áreas: Eliana, Fátima,Sandra, Darci, Vera, Caridade Janimar, Gilmar e professores de Educação FísicaAPRESENTAÇÃO

Prezados professores, sabemos que o mercado de trabalho está muito concorrido e o índice de desemprego aumenta a cada dia, a exigência faz com que as pessoas desistam facilmente . Vários problemas detectados na educação, principalmente a evasão e repetência de nossos alunos, está crescendo cada vez mais.É por este motivo que estamos implantando este projeto, para que a motivação e o rendimento escolar tenham resultados satisfatórios.

Por isso, sua contribuição na execução deste trabalho fará com que possamos amenizar a problemática, principalmente em Matemática.

Através do projeto " O DESAFIO DA MATEMÁTICA " queremos que nossos alunos desenvolvam a criatividade e seu raciocínio, pois o aluno estimulado, com certeza renderá mais.

Agradecemos a todos que possam contribuir com sugestões para enriquecer e desenvolver este trabalho.

Os professores de Matemática

1-PROJETO: " O DESAFIO DA MATEMÁTICA

2-OBJETIVOS :

O direcionamento deste estudo tem como linhas básicas o seguinte:

Objetivo Geral.

Compreender que, para superar os obstáculos que enfrentamos com nossos alunos em sala de aula em relação ao processo ensino-aprendizagem, é consequência não só da nossa metodologia de trabalho, mas também de vários fatores, pois sabemos que o professor desempenha o papel de mediador na construção do conhecimento, criando situações para que a criança exercite a capacidade de pensar e buscar soluções para os problemas apresentados. O Projeto " O DESAFIO DA MATEMÁTICA " tem como finalidades:

a) Possibilitar a melhor forma de motivar os alunos a estudarem com a mais interesse a disciplina.

b) Entender que o aluno tem dificuldade de aprendizagem por uma série de motivos como: falta de motivação e falta de interesse próprio.

c) Sensibilizar-se os educadores, pais e alunos que é preciso uma parceria para o progresso escolar.

d) Reconhecer que a auto-avaliação do educador, assim como dos alunos juntamente com os pais, é essencial para superar os desafios.

e) Propor para os alunos desafios que possam estimular o interesse pela disciplina.OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conscientizar-se que para desenvolver um bom trabalho é preciso ter dedicação e entusiasmo por aquilo que faz para que seu trabalho tenha resultados definidos

- Refletir sobre a problemática da Matemática, relacionando qual seria a melhor alternativa para desenvolver seu trabalho.

- Criar condições para que o educando faça uma auto avaliação sobre seu desempenho escolar.

- Estabelecer relações entre a Matemática e as demais disciplinas, ampliando as oportunidades de compreender e utilizar conceitos, tanto da Matemática quanto das outras disciplinas.

- Sensibilizar-se que a Matemática e os temas transversais é fundamental no Planejamento Mensal, não apenas como as questões sociais vão ser abordadas, mas também como eles serão tratados no convívio escolar.

- Refletir que a avaliação é o processo pelo qual podemos descobrir se nossas ações e esforços estão contribuindo para o alcance dos objetivos, onde temos como objeto de medida (comportamento cognitivo, afetivo e psicomotor).

OBS: Após a implantação do projeto, desejamos que o professor tenha um período de atendimento no Mini Laboratório de Geometria, no Auditório para trabalhar com TV ESCOLA e no Laboratório de Informática pelo menos uma vez por mês.3- JUSTIFICATIVA

Observando que, ao longo dos anos, a dificuldade que o aluno tem para entender a importância da disciplina na sua vida cotidiana, assim como a importância em dominar as quatro operações básicas para o seu progresso escolar e para enfrentar o mercado de trabalho. Várias soluções através do ato mecânico foram utilizadas no decorrer dos últimos anos e não tendo resultados satisfatórios, uma vez que o ensino fundamental de 1ª à 4ª série está deixando a desejar porque os educandos chegam a 5ª série com sérias dificuldades básicas.

O projeto " O DESAFIO DA MATEMÁTICA " busca amenizar essa problemática. Nessa perspectiva pretende-se encontrar soluções, visando que o educando tenha interesse e gosto pela disciplina, propondo atividades que faça o aluno refletir, criar, e até mesmo a "sair" do livro para buscar a Matemática em revistas, jornais, enciclopédias, etc.Vários fatores que influenciam para este problema são múltiplos e variados, assim uma das principais condições a princípio seria o investimento na formação do educador para demonstrar interesse e sentir-se motivado em solucionar este problema, onde rever seus métodos para transmitir seus conteúdos e desenvolver o raciocínio dos alunos através de alternativas, é sem dúvida essencial.

Cabe ao professor interessar-se por sua capacitação, buscando caminhos por intermédios de leituras e pesquisas para um trabalho eficiente com os alunos.

Dessa forma o projeto " O DESAFIO DA MATEMÁTICA " justifica o desenvolvimento desse trabalho.4- DIAGNÓSTICOS:

- A repetência

Os professores de Matemática, observando que o rendimento escolar a cada ano que passa tem sido alvo de críticas constantes na sociedade em que vivemos. Infelizmente, na maioria de nossas escolas temos uma perspectiva de educação académica, tradicional e tecnicista. Observamos, portanto, os seguintes problemas básicos de ensino, principalmente em Matemática:

- A deficiente formação de professores de Matemática principalmente nas 1ª à 4ª séries do Ensino Fundamental.

- O uso limitado aos livros didáticos para ministrarem suas aulas nas séries supracitadas, causando-lhes prejuízos no aperfeiçoamento intelectual.

- A Aritmética e Álgebra têm sido ensinada superficialmente e a Geometria raramente tem sido abordada , causando deficiência na formação do aluno nestas séries e nas demais no Ensino Fundamental e Médio.- O número de aluno em sala de aula é outro grave fator complicador, pois com quarenta ou mais alunos numa sala, é difícil obter uma "educação com qualidade".

- O desnível intelectual dos alunos em sala de aula , dificulta dessa maneira o trabalho do professor, uma vez que terá seu trabalho duplamente sacrificado , porque os "mais atrasados em conteúdo" estão junto aos " mais adiantados " .Dessa forma , como avançar no conteúdo programático, de acordo com o Planejamento de Curso? Difícil resolução!

- Alunos fora da idade escolar em sala de aula convencional é outro grave problema , até porque para estes há programas Especiais no Sistema Educacional, como o Acelerar, o Supletivo, o Telecurso ou a Educação para Jovens e Adultos. Como estão junto aos adolescentes? Por que não colocá-los num programa que se adeque às suas necessidades educacionais especiais?- A falsa afirmativa de que a Matemática é a disciplina "difícil, a que mais assusta, a que mais provoca desinteresse ", leva os alunos a acomodação, à preguiça mental, à falta de iniciativa , à perda da confiança em sua capacidade.

- Em fim mudar esse quadro negativo é um desafio para nós, pois temos a certeza que a Matemática tem uma contribuição importante na formação /informação da pessoa, pois relaciona-se ao raciocínio ligado ao aspecto lógico , quantitativo e geométrico. Queremos evitar que o ensino tradicional cheio de regras, voltado apenas para cálculos mecânicos, desencoraje o aluno a pensar por si mesmo; que o professor limite-se a resolver os problemas no quadro ao invés do aluno.Segundo Paulo Freire "ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção". Já a revista Nova Escola afirma que "educação de qualidade não se faz só com bons projetos mas com professores que os transformaram em realidade".

Portanto, precisamos formar seres que sonhem com uma sociedade humanizada, justa, verdadeira, alegre, com participação de todos, nos benefícios para os quais todos trabalhamosEVASÃO

O índice de evasão é muito elevado devido ao fato de condições económicas da família em manter o aluno na escola; é um dos problemas.

Um outro lado para ser analisado é a questão do professor, a sua competência e a motivação para lidar com todos, sua desvalorização profissional influência em não desenvolver um trabalho sério.

Pelos levantamentos do Plantão escolar, a primeira causa de abandono à escola é a mudança de endereço em virtude da situação sócio- económica dos familiares, os alunos são obrigados a deixar de estudar. E importante o professor sentir-se parceiro do aluno demostrar interesse não só no cumprimento das obrigações como educador na sala de aula. "O professor não pode ficar restrito aos aspectos educacionais, mas ter também

uma preocupação enquanto cidadão que se importa com a vida do aluno", afirma Vagner Corrêa. Para ter uma boa educação não basta apenas ter sala de aula com ar-condicionado , livros e merenda , mas um aluno motivado a estudar. Alunos desinteressados e muito agressivos , demonstram muitas vezes consequências de agressões físicas e sexuais que precisam ser detectadas.

Muitos alunos consideram-se incapazes de resolver problemas e desistem com facilidade. Segundo Lannoy Dorin " a deficiência mental é considerada como um estado em que fica detido ou incompleta, antes de 18 anos, seja por causa inatas, por enfermidades, má alimentação, privação cultural, etc."5- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

a) Aplicação de um questionário

O questionário será aplicado durante os três turnos, sendo que escolheremos 10.alunos por turma, 5 que apresentam bastante dificuldade e 5 que tem facilidade de aprendizagem com o objetivo de fazermos o levantamento de dados para diagnosticar suas dificuldades apresentadas na disciplina.b) Pesquisa/ Levantamento de dados

Divididos em grupos, os alunos começarão a pesquisa dos assuntos. As fontes serão: internet, jornais, revistas, livros, etc. Eles também poderão escolher para entrevistar (familiares, comerciantes locais, etc. ). Ao concluírem as pesquisas, cada grupo irá mostrar o resumo dos trabalhos. Esse resumo mostrará a evolução do grupo, do que os alunos sabiam anteriormente e o que eles aprenderam.

c) Treinamento dos estudantes

Os professores juntamente com os alunos irão elaborar um questionário com o objetivo de refletir sobre a importância da Matemática na nossa vida cotidiana e sua importância para entender melhor outras disciplinas.d) Trabalho de Campo

Através da orientação dos professores os alunos irão fazer o preenchimento do questionário, fazendo visitas a comunidade para analisarmos a motivação e para termos conhecimento de sua visão em relação à disciplina no processo ensino-aprendizagem.

e) Análise de Dados

Concluído o Trabalho de Campo, os alunos deverão apresentar através de gráficos estatísticos a atual situação da aprendizagem.5.1- Estratégias

> Implantação de um Mini- Laboratório de Geometria na escola para ensinarmos aos nossos alunos, como funcionam na prática, as teorias e aplicações da Matemática e de outra disciplinas .Caso aja necessidade em relação a algum motivo de o professor deixar de comparecer à escola , os alunos serão levados ao laboratório para aprenderem a Matemática através de jogos variados .

> " Aprender fazendo", através das motivações dos educadores aos alunos , eles irão confeccionar de forma criativa pequenos trabalhos após cada término dos conteúdos propostos, para conhecermos os seus talentos e motivá-los a estudar com mais dedicação.

> Aperfeiçoamento da Informática para trabalhar com as tecnologias, com o objetivo de prepará-los ao mercado de trabalho. Mostra de Informática e principalmente para dinamizar as aulas e dar oportunidade para aprenderem as noções básica da Informática, induzindo a refletir sua importância na evolução da educação e da humanidade.

> Promover através de concursos como: show de calouro, peças teatrais, jogral, versos e poesias para descobrirmos do que eles são capazes de fazer.

> Envolver a família e a comunidade nas atividades desenvolvida pela escola, abordando temas transversais e projetos para eles refletirem que a integração é essencial no progresso intelectual e moral de seus filhos.

> Propor para os alunos desafios, Olimpíadas de Matemática para que eles possam desenvolver seu raciocínio lógico - matemático, ressaltando sempre a importância em dominar a disciplina para enfrentar o mercado de trabalho.

5.2- Recurso

Materiais necessários para o desenvolvimento deste trabalho

- 03 caixas de CD-ROM

- 03 Disquetes (para reprodução das atividades ).

- 01 TV

- 01 Máquina fotográfica

- 01 Vídeo

- 20 Fitas de vídeo

- Livros didáticos e paradidáticos referente a Matemática

- Jogos variados (xadrez, dama, baralho, dominó, batalha naval e jogos educativos

- Caderno de desenho grande e pequeno, lápis, borracha, apontador, régua, compasso, transferidor, pincel fino e atómico

- 10 Resmas de papel ofício, fita dupla face, fita gomada, cola comum e cola de isopor

- Papel 40 kg, papel cartão, papel madeira, cartolina

- Papel milimetrado, tesoura com ponta redonda

- 05 Mesas apropriadas para a confecção dos trabalhos no Laboratório

- 02 Armários para guardar os materiais e trabalhos dos alunos

- 01 Quadro-branco

- 01 Balança pequena e pesos para trabalhar as unidades de massa

- Isopor para construção das figuras geométricas

- 01 Relógio de parede para trabalhar as unidades de tempo

- 10 Fitas métricas e 10 metros para trabalhar as unidades de comprimento

- 20 Caixas de tinta guache

- 40 Caixas de lápis de cor, 40 caixas de giz de cera, grampeador

- 40 Folhas de emborrachado ( cores variadas para trabalhar as figuras planas: círculo, quadrado, retângulo e triângulo )

- 01 Cronometro para trabalhar as unidades de tempo

- Pesos apropriados para desenvolver as atividades físicas

- 05 Pistolas e bastões de cola quente

- 20 Pastas para guardar os trabalhos confeccionados pelos alunos

- 10 Termómetros para medir a temperatura e entenderia sua relação com o Conjunto dos Números Inteiros

6-TEMPO PREVISTO PARA EXECUÇÃO DESTE PROJETO

Primeiro momento

Será proposto para iniciar no mês de abril, visando prepará-los para a Mostra de Informática que será em agosto.

Segundo momento

Após a Mostra de Informática será dado prosseguimento para continuar a motivação dos alunos, principalmente aqueles que irão fazer MINI-VESTIBULAR, e aquelas que apresentam bastante dificuldade na disciplina para que tenham progresso no seu rendimento escolar.

Local para desenvolvimento: ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA BARJONA LABRE

OBSERVAÇÃO:

Os alunos que participarem com maior dedicação terão um conceito a incluir nas fichas bimestral como forma de motivação aos outros alunos. Será feito um concurso para escolher o aluno nota 10 do ano em relação a disciplina e de outras áreas. A ele será dado um troféu e medalha, incluindo medalhas aos 2°,3°,4° e 5° lugares também.

CRONOGRAMA DE ATIVTDADES

8- POSSÍVEIS LIGAÇÕES COM OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO

SUGESTÕES :

> LÍNGUA PORTUGUESA

Compor versos, poesias, jogral e confeccionar panfletos para a motivação dos alunos para trabalhar em equipe, a leitura, ortografia e interpretação de textos.

> HISTÓRIA/GEOGRAFIA

Interessar-se em conhecer a origem da Matemática e sua importância em dominar os conteúdos para efetuar cálculos em relação a fatos do passado e da atualidade.

Buscar na História Antiga os grandes matemáticos e compará-los aos atuais.

Relatar através de fatos e compreender sua expansão geográfica no mundo

> ARTES

Desenvolver a sua criatividade através de peças teatrais, músicas, paródias, desenhos criativos com o objetivo de despertar o interesse dos alunos para outras disciplinas.

> CIÊNCIAS

Valorizar que a Matemática está inserida no meio ambiente que para fazer uma investigação científica é preciso que o aluno domine bem as operações básicas.

Refletir que para entender o que aconteceu em cada período geológico, fazendo comparações com a evolução dos seres vivos com a atualidade, o uso das operações básicas está sempre inserido.

> RELIGIÃO

Refletir sobre a importância da disciplina no seu dia-a-dia e que, para isso, é preciso dominar principalmente as operações básicas.

> EDUCAÇÃO FÍSICA

Desenvolver sua habilidade motora através de competições como atletismo e jogos desportivos.

Comparar a quadra desportiva com as formas geométricas.

TRABALHO FINAL

Será em grupo e cada equipe mostrará um resumo ao longo do projeto para os alunos e professores, para dar oportunidade aos demais colegas a conhecerem o trabalho desenvolvido.

Será selecionado uma fita de vídeo referente a um determinado conteúdo para fazermos a análise final do desenvolvimento do projeto.

TEXTO PARA REFLEXÃO

Poderá ser elaborado pelos alunos juntamente com os professores para analisarmos o aprendizado durante o desenvolvimento do projeto através de pesquisa e discussão, propondo a apresentar experiências que levem o aluno a liberar sua linguagem e seu pensamento e redescobrir o gosto de estudar.

AVALIAÇÃO

Após a aplicação do questionário e exposição da Mostra de Informática, será feita a primeira avaliação para dar continuidade com mais sucesso,

Nesta etapa professores e alunos farão uma auto avaliação sobre os pontos positivos e negativos do desenvolvimento do projeto, poderá ser feito na sala de aula ou no Auditório.

No término do projeto será feito a análise final com professores e direção.

10-BIBLIOGRAFIA

• Psicologia da criança (Lanou Doira)

• Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa/Paulo Freire-São Paulo: Paz e Terra, 1996.

• Apostilas variadas

• Artigos de revistas (NOVA ESCOLA, etc.)

• Pesquisa na Internet

• Aranão, Viana Valéria Denófrio. A Matemática através de brincadeiras e jogos-Campinas , SP: Papiros,1996.

OBSERVAÇÃO:

Os alunos deverão citar ao término do projeto, o nome das fontes de pesquisas, colocando o nome do autor, data da edição e título da obra com o objetivo de desenvolver um trabalho sério par motivá-los a fazer trabalhos de outras disciplinas de forma clara e objetiva.

AGRADECIMENTOS

Professores envolvidos neste trabalho e considerações finais a comunidade escolar.

ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA BARJONA LABRE

Prezado (a) Aluno (a), gostaríamos que você respondesse com bastante sinceridade este questionário a fim de podermos ajudá-los a superar as dificuldades na disciplina através do Projeto : " O DESAFIO DA MATEMÁTICA "

Idade : Sexo : ( ) masculino ( ) feminino Série : Turma: Turno:

Observação : Não é preciso você se identificar

Grau de instrução dos pais :

( ) analfabeto ( ) Ensino Fundamental Incompleto ( ) Ensino Fundamental

Completo ( ) Ensino Médio ( ) Curso Superior

Mora com quem ? ( ) pai e mãe ( ) mãe ( )pai ( ) com outros familiares

1- Para você a Matemática é :

( ) Uma disciplina fora da realidade ( ) Faz parte do nosso cotidiano ( ) Um ato mecânico ( ) Ciência que investiga relações entre entidades definidas abstrata e logicamente.

2- Você tem dificuldade de entender a Matemática?

( ) sim ( ) não ( ) às vezes

3- Qual o motivo que leva você a ter dificuldade de aprendizagem na disciplina?

( ) falta de domínio das quatro operações ( ) falta de tempo para estudar ( ) não gosto da disciplina ( ) falta frequentemente ( ) outros , cite alguns.

4- Você gosto da Matemática através de jogos e dinâmicas criativas?

( ) sim ( )não ( ) às vezes

5- Porquê você deixa de fazer as atividades solicitadas pelo professor?

( ) não tenho tempo de estudar , explique o motivo ( ) não entendo ( ) tenho preguiça mental de fazer as atividades

6- Os seus pais motivam você para estudar?

( ) sim () não () às vezes

7- Você acha que a Matemática desperta o raciocínio e a vontade de estudar outras disciplinas?

( ) sim ( ) não às vezes

8- Você costuma ler artigos em revistas ou pesquisa os livros quando tem dificuldade?

( ) sim ( ) não às vezes

9- Os professores conseguem perceber a sua dificuldade na disciplina? Quais as providências que eles tomam?

( ) sim () não () às vezes

10- Quais as sugestões que você dá aos professores a ensinarem a Matemática, e qual seria a melhor forma para avaliar o seu desempenho?

11- Você tem interesse em participar de simulados e aula de reforço para melhorar seu desempenho escolar?

( ) sim ( ) não

12- Você tem um espaço apropriado para estudar em sua residência?

( ) sim ( ) não

13- Você tem horário em casa para fazer suas atividades escolares?

( ) sim ( ) não ( ) às vezes

14- Sua escola oferece um espaço para pesquisa ( Biblioteca ) ? Você faz uso deste espaço fora do horário de aula?

( ) sim ( ) não ( ) às vezes

14- Seus responsáveis comparecem regularmente à escola para acompanhar o seu desempenho escolar?

( ) sim ( ) não ( ) às vezes

15- Qual a disciplina que você mais gosta?

OBSERVAÇÕES SOBRE O PROJETO "O DESAFIO DA MATEMÁTICA",

O projeto não foi executado plenamente e ficou inacabado por vários motivos:

Se limitou a uma pesquisa de campo em algumas lojas da Grande Circular, feita por alguns alunos e três professores.

Alguns trabalhos no laboratório de informática com a professora de Educação Física.

Três alunos escolhidos para defender uma apresentação na mostra de informática da SEMED, que acontecia anualmente.

Não foi reunido a lista de material, que consta no projeto, e a professora coordenadora pediu remoção da Escola.

O laboratório de Informática passou por um processo de sucateamento e vandalismo, e até roubo de peças dos micros.

Várias pessoas, como a diretora, as pedagogas e alguns dos professores de matemática, também sairam.

As fotografias são da fita de vídeo VHS, da filmagem feita pelo Professor Edemilson, e seguem a mesma ordem ou sequência em que aparece na edição.

O Projeto é muito interessante e talvez mereça uma segunda chance.

Carlos Alberto

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PROJETO INTERDISCIPLINAR "RIO PRETO DA EVA", 1998

ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA BARJONA LABRE

PROJETO INTERDISCIPLINAR

"RIO PRETO DA EVA"

SERIE: 7a TURMA: C TURNO: VESPERTINO

JANEIRO - 1998


PROJETO INTERDISCIPLINAR "RIO PRETO DA EVA"

Responsável pelo Projeto: Prof. Daniel Araújo

Direção: Brígida Menezes

Apoio: Profª Vera Aragão e Profª. Darci Conceição

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:

GEOGRAFIA - Prof. Daniel
ARTES – Profª. Mila
PORTUGUÊS – Profª. Fátima
INGLÊS - Prof. Kleiderley

ALUNAS-APRESENTADORAS:

JOSIMEIRY LIMA DOS SANTOS
NILSIANE DA SILVA LEMOS
RARYS COELHO DA SILVA
JUSTIFICATIVA
O presente projeto se justifica pela importância de estudarmos a organização das cidades na Amazónia. Este conhecimento de como estão sendo organizadas as cidades possibilitará a participação da população junto às autoridades para melhor ocupação do espaço habitado.
Uma outra importância deste estudo é a necessidade de diversificar as nossas atividades pedagógicas, saindo da aula somente teórica, para atividades práticas ou estudo in loco"(no local), somado a isso, o fato de ser um projeto de cunho interdisciplinar, ou seja, que envolveu diversas disciplinas para a sua realização.
OBJETIVOS DO PROJETO
• Identificar os principais impactos ambientais que a produção do espaço está causando no meio ambiente da cidade de Rio Preto da Eva;
• Observar e analisar as condições de infraestrutura no espaço urbano da cidade de Rio Preto da Eva;
• Averiguar a influência política e governamental na construção do espaço na cidade de Rio Preto da Eva;
• Identificar e estudar as diferenças sociais e económicas na vida da população residente na cidade de Rio Preto da Eva;
• Verificar quais os principais produtos agrícolas ou industriais que sustentam a economia da cidade e a importância destas, para as atividades turísticas, além da sua contribuição na economia de Rio Preto da Eva;
• Perceber e analisar o nível educacional da população da cidade de Rio Preto da Eva;
MUNICÍPIO DE RIO PRETO DA EVA
• Foi elevado a categoria de município pela Emenda Constitucional n° 12, de 10/12/1981;
•Tornou-se município principalmente por ter sido implantada uma colónia agrícola por imigrantes japoneses e alguns colonos de outros estados brasileiros, a partir do final da década de 60;
•O nome Rio Preto da Eva é devido às águas pretas ou escuras do rio que banha o município;
•Prefeito atual: Adail Paz
• Câmara Municipal: 09 vereadores LOCALIZAÇÃO
• Situado na mesorregião n° 03, centro amazonense;
• Microrregião n° 008 e código municipal 0356, classificação do IBGE;
• Sua sede municipal é situada no vale de Rio Preto da Eva, à altura do Km 79 da Rodovia Am-10 (Manaus-ltacoatiara).
ÁREA GEOGRÁFICA
• 5.813 Km2 representando 0,36% da área do Estado;
LIMITES
Municípios de Itapiranga, Itacoatiara, Manaus e Presidente Figueiredo;
CLIMA
O clima característico da região é o tropical, quente e úmido. A umidade relativa do ar sempre alta, principalmente nos meses de maior incidência de chuva.
TEMPERATURA
Máx. 32° C, min.25° C e média 28° C.

COORDENADAS CARTESIANAS
Situa-se na latitude Sul 3° T 6" e longitude 59° a oeste de Greenwich.

ALTITUDE
• Rio Preto da Eva está a 21 metros acima do nível do mar.
RELEVO
De maneira geral é plano, com leve ondulação, contendo algumas planícies aluviais, periodicamente inundadas. A topografia é semiplana e o solo, de característica arenosa.

VEGETAÇÃO
Floresta Tropical caracterizada pelo contato das formações pioneiras, com florestas densas que mostram um dossel uniforme com espécies arbóreas variadas de porte mediano e por vez é interrompida pela floresta aberta com palmeiras. Os solos predominantes são: os padzólicos vermelho-amarelo e com categoria hidromórfica.

HIDROGRAFIA
Seu principal rio é o Rio Preto da Eva, tendo vários afluentes que na sua maioria são igarapés. O Rio Preto da Eva tem sua foz no Rio Urubu.
POPULAÇÃO
• de acordo com o censo do IBGE, a população de Rio Preto da Eva é de 21.166 habitantes;
• na área urbana vivem 9.788 habitantes;
• na área rural vivem 11.378 habitantes;
PRINCIPAIS VILAS E COMUNIDADES
•Vila do Projeto Iporã (antiga Capemi); Vila de Jerusalém (Alto Rio);
•Comunidade Água Verde; São Lázaro; União do Rio Preto; São José; Santa Cruz; São Raimundo; Miriti; Manápolis; Nossa Senhora da Conceição; Seis de Janeiro; São Geraldo; Bom Jesus; Nova Jerusalém; Procópio; Francisca Mendes; XV de Novembro; Tiririca; Divino Espírito Santo;
ECONOMIA
• É essencialmente primária, com destaque para a agricultura. Os principais produtos são laranja, banana e mandioca.
• O setor secundário tem pouco destaque, já que não existem indústrias e as fábricas são de pequeno porte, essencialmente artesanal.
• O setor terciário tem tido um aquecimento em virtude do turismo no município. O comércio ainda é pouco relevante, tendo poucas empresas prestadoras de serviço, e somente uma agência bancária.
INFRAESTRUTURA
•O ABASTECIMENTO DE ÁGUA ESTÁ SOB A RESPONSABILIDADE DA SAAE (SERVIÇO AUTÓNOMO DE ÁGUA E ESGOTO), É DE PÉSSIMA QUALSDADE;
•A SAAE TAMBÉM É RESPONSÁVEL PELO SISTEMA DE ESGOTO. O SERVIÇO É PRECÁRIO NA PARTE BAIXA DA CIDADE. TODOS OS RESÍDUOS SÃO DESPEJADOS NO IGARAPÉ PRÓXIMO A FEIRA DO PRODUTOR;
• A ENERGIA ELÉTRICA ATENDE A TODA A COMUNIDADE;
• A CÏDADE É BASTANTE ARBORIZADA;
•AS RUAS SÃO ASFALTADAS, EMBORA ESTEJAM BASTANTE ESBURACADAS;
•CALÇAMENTO SÓ EXISTE NA RUA DA PREFEITURA, CÂMARA MUNICIPAL E DEMAIS REPARTIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS;
EDUCAÇÃO
•A CIDADE CONTA COM DUAS CRECHES QUE ATENDE CRIANÇAS DE 2 A 4 ANOS DE IDADE;
•HÁ DUAS ESCOLAS ESTADUAIS E UMA MUNICIPAL QUE ATENDE O ENSINO FUNDAMENTAL;
•PARA CURSAR O ENSINO MÉDIO É NECESSÁRIO ESTUDAR EM MANAUS, POIS NÃO EXISTE ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO;

SAÚDE
• NÃO TEM HOSTITAL; OS CASOS DE EMERGÊNCIA SÃO TRANSFERIDOS PARA MANAUS;
• HÁ APENAS UM POSTO MÉDICO, MAS TEM MEDICAMENTOS;
• EXISTE UMA "CASA DA SAÚDE DA MULHER", COM TRATAMENTO ESPECÍFICO APENAS PARA MULHERES;
• O NÚMERO DE MÉDCOS É INSUFICIENTE; TODOS RESIDEM EM MANAUS;

TRANSPORTE COLETIVO
• NÃO HÁ TRANSPORTE COLETIVO
• EXISTEM MOTOTÁXIS PARA TRANSPORTAR PASSAGEIROS
• MOTOS E BICICLETAS SÁO OS PRINCIPAIS MEIOS DE TRANSPORTES
• A FROTA DE CARRO É REDUZIDÍSSIMA, SÓ AUMENTANDO NOS FINAIS DE SEMANA E FERIADOS
• NÁO EXISTE LINHA DE ÔNIBUS PARA A ZONA RURAL DO MUNICÍPIO
SEGURANÇA PÚBLICA
• A CIDADE É PACATA, CALMA, TRANQUILA E ORDEIRA
• AGRESSÕES E CASOS DE VIOLÊNCIAS APENAS NOS FINAIS DE SEMANA E FERIADOS, DEVIDO AO FLUXO DE TURISTAS NA CIDADE
• NÃO HÁ DELEGACIA
• FUNCIONA UM POSTO POLICIAL
• HÁ UM LOCAL PARA PRESOS PROVISÓRIOS ATÉ SEREM TRANSFERIDOS PARA MANAUS
ECONOMIA E PRODUÇÃO
• ECONOMIA ESSENCIALMENTE AGRÍCOLA
• PRINCIPAIS PRODUTOS: BANANA, LARANJA E MANDIOCA
• A PRODUÇÃO DA BANANA, LARANJA E MANDIOCA SE DÃO NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO
• O COMÉRCIO É MUITO PEQUENO
• NÃO HÁ INDÚSTRIAS, APENAS PEQUENAS FÁBRICAS ARTESANAIS
PROBLEMAS AMBIENTAIS.
• NÃO TEM REDE DE ESGOTO
• OS IGARAPÉS ESTÃO POLUÍDOS
• DERRUBADA DE ÁRVORES
• QUEIMADAS
• ACUMULO DE LIXO
• ATERRO SANITÁRIO EM ÁREA URBANA FICHA DE PESQUISA USADO PELOS ALUNOS

ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA BARJONA LABRE
PROJETO RIO PRETO DA EVA - QUESTIONÁRIO SÓCIO-ECONÔMICO-AMBIENTAL
EQUIPE:_________________________________________________________
1- Quais os problemas ambientais que existem na cidade?
2- Como é o saneamento básico da cidade?
3- Como é a situação do transporte coletivo na cidade
4- Está satisfeito com o serviço de saúde? Quais as condições do serviço de saúde na cidade? Qual o nome do órgão que cuida da saúde?
5- Como está o índice de criminalidade e violência na cidade? -
6-Qual a economia (produto) de maior destaque no município? Qual o principal produto
agrícola? .
7- Qual a maior festa da cidade? Quando ocorre?
8- A cidade está Bem servida de creches e escolas?
9- Identifique e escreva palavras em inglês que estejam nas propagandas pelas ruas da cidade.
10- Observe atentamente o mapa da cidade (ruas, casas, lojas, escolas, delegacias, etc) e transpasse em forma de desenho para uma folha de papel.
Responsável pelo projeto Prof. Daniel Araújo