quarta-feira, 21 de julho de 2010

ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA BARJONA LABRE


A Escola Municipal Júlia Barjona Labre, doravante denominada de JBL ou Júlia, foi uma iniciativa do Projeto Promorar São José I, na Administração Municipal do prefeito José Fernandes e teve as obras concluídas na Administração Municipal do prefeito João Furtado, sendo inaugurada em agosto de 1982.

As obras de construção da escola JBL foram financiadas por recursos oriundos do B. N. H.

O JBL está localizado à rua Careiro, S/N, São José I, Manaus, Amazonas e o telefone é 092-3248-2366.

O Júlia teve suas atividades iniciadas na data de 15 de março de 1983 e tem funcionado ininterruptamente.

O nome da Escola é uma homenagem a JÚLIA BARJONA LABRE, nascida no dia 4 de abril de 1880, em São Paulo, capital.

Ela foi proprietária e diretora da Escola Progresso, que funcionava na esquina da Avenida Joaquim Nabuco com a Lauro Cavalcante. Morava na própria escola com sua mãe, Dona Izabel, uma portuguesa que foi afilhada da Princesa Izabel.

O curso ministrado em sua escola era o primário. A escola recebia rapazes que vinham do Interior do Amazonas e ficavam internos. O internato era misto.

Júlia Barjona era chamada pelos alunos e amigos de "Dona Julita".

A prof. Júlia faleceu em 1976, com 96 anos de idade em um apartamento do Hospital Beneficente Portuguesa onde residia depois que a escola foi extinta.

Nos turnos matutino e vespertino a escola conta atualmente com 627 alunos.

A primeira diretora do JBL foi a profª Helena Santos. A atual gestora é a professora DALVA SUELI MORAES MOTA. Outros profissionais que serviram na direção do Júlia foram Joaquim de Oliveira Reis, João Bosco Dutra da Silva, Gilmar da Silva Oliveira, Jocelim Humberto da Silva Oliveira, Brígida Menezes, e Tarcisio Serpa Normando.

Em razão do JBL escrever uma biografia de brilhantismo, através de um arraigado comprometimento com o fazer educação pelo prisma da excelência, a Escola tem sido uma referência para as escolas da cidade de Manaus.

No campo do esporte a Escola acumula um sem-número de troféus em diversos torneios a nível municipal, estadual e seus alunos têm participado de certamos nacionais. Os ex-alunos do JBL ocupam lugares de destaque na sociedade manauara. São profissionais na áreas da saúde, da educação, da construção civil, da ciência da computação, entre tantas.