
A Escola Municipal Júlia Barjona Labre, doravante denominada de JBL ou Júlia, foi uma iniciativa do Projeto Promorar São José I, na Administração Municipal do prefeito José Fernandes e teve as obras concluídas na Administração Municipal do prefeito João Furtado, sendo inaugurada em agosto de 1982.
As obras de construção da escola JBL foram financiadas por recursos oriundos do B. N. H.
O JBL está localizado à rua Careiro, S/N, São José I, Manaus, Amazonas e o telefone é 092-3248-2366.
O Júlia teve suas atividades iniciadas na data de 15 de março de 1983 e tem funcionado ininterruptamente.
O nome da Escola é uma homenagem a JÚLIA BARJONA LABRE, nascida no dia 4 de abril de 1880, em São Paulo, capital.
Ela foi proprietária e diretora da Escola Progresso, que funcionava na esquina da Avenida Joaquim Nabuco com a Lauro Cavalcante. Morava na própria escola com sua mãe, Dona Izabel, uma portuguesa que foi afilhada da Princesa Izabel.
O curso ministrado em sua escola era o primário. A escola recebia rapazes que vinham do Interior do Amazonas e ficavam internos. O internato era misto.
Júlia Barjona era chamada pelos alunos e amigos de "Dona Julita".
A prof. Júlia faleceu em 1976, com 96 anos de idade em um apartamento do Hospital Beneficente Portuguesa onde residia depois que a escola foi extinta.
Nos turnos matutino e vespertino a escola conta atualmente com 627 alunos.
A primeira diretora do JBL foi a profª Helena Santos. A atual gestora é a professora DALVA SUELI MORAES MOTA. Outros profissionais que serviram na direção do Júlia foram Joaquim de Oliveira Reis, João Bosco Dutra da Silva, Gilmar da Silva Oliveira, Jocelim Humberto da Silva Oliveira, Brígida Menezes, e Tarcisio Serpa Normando.
Em razão do JBL escrever uma biografia de brilhantismo, através de um arraigado comprometimento com o fazer educação pelo prisma da excelência, a Escola tem sido uma referência para as escolas da cidade de Manaus.
adorei estudar na escola julia barjona labre
ResponderExcluirPoxa cara, que legal!Nunca te vi por lá.Mas foi bom porque tenho uma curiosidade:Porque amar seria Pecado? Quem é que você está amando?
ExcluirNão sabia que o Luan Santana estudava lá também.
ExcluirBom dia LUAN, Essa escola estava perfeita e foi demolida sem nem uma explicação. Não deixe sua memória se apagar, o terreno continua vazio que tal você contribuir e argumentar junto as autoridades, para saber porque se destrói uma escala perfeita do nada?
ExcluirCara dá essa força.
Abraços.
julia barjona e uma escola muito boa de se estuda tem um ensino muito bom professores otimos amei estuda la
ResponderExcluirLembro de uma aluna Carlianda. Fico feliz com sua visita.Futuramente, na primeira oportunidade,vou postar mais fotos e vídeos sobre uma escola que acabou de ser demolida e está com futuro incerto.
Excluircomo voce me conhecer? nao me lembro e vc
ExcluirOie..Me chamo Mayara Lemos..Fui aluna do JBL...E você foi o meu Professor de História na 6a série... Costumo dizer que ali passei os melhores anos da minha vida.... Passei a poucos dias pela frente do da Escola..e doeu muito ver que ela foi demolida... Achei super interessante você construir um blog para preservar as memórias da nossa querida Escola.... Está entre meus favoritos..Espero que atualize sempre. Beijos
ResponderExcluirPor falta de tempo não respondi, Mas agora, próximo de aposentar,resolvi me dedicar aos blogs. E atualizar com o acervo fotográfico dos bons tempos.
ExcluirLembro de vc e me sinto privilegiado de ter estudando e aprendido nessa escola... hj em dia gostaria muito de ver meus filhos estudando lá. Mais sei que não e possível...
ExcluirImpossivel não lembrar do Seu Zé...Da Dona Dilma..Que era uma fera frente ao portão do colégio...O Pedro que foi porteiro por muitos anos ali também..Os professores..Gilmar, Edmilson, o tão temivel Bosco..morriamos de medo dele...rss..Professora Fátima..Professor Joaquim....Enfim...Muitas coisas boas pra lembrar......
ResponderExcluirOlá professor Crlos estudei com você na 6ª série, ah tempo bom,foi aquele, em que o ensino era levado a sério,estudei da 5ª a 8ª série lá no Julia,hoje também sou professora,mas de Geografia..mais ainda não tive a oportunidade de lecionar,mas continuo tentando....abração professor Carlos!
ResponderExcluirNossa!!! JBL era uma otima escola, foi onde tive os melhores professores. Monica Parente, Maria Caridade, Calos Alberto, Carlos Novo,Maria Eliana, Gilmar, Sandra... nao tem como esquecer.
ResponderExcluirMeu nome é Márcio de Oliveira, e sem repetir concluir o 1° grau nessa escola maravilhosa, lá eu tenho as minha melhores lembraças, tive um jornalzinho chamado maxboys. Era muito legal, enfrentei o as provas do Pf. Moisés , puxa ele foi o único que me deu umas caligrafia para me corrigir, tenho conversado com professor Gilmar, e ele disse que a escola voltará ser erguida, e disse também que pretende voltar lá até sua aposentadoria. e eu vou colocar os meus filhos lá, já tive varias profissões; conferente, eletronico, almoxerife, e outras mais, e nunca tive dificuldade em nenhuma dela, graças os apredizado básico, disciplinado,moral que cada professor nós ensinava naquela escola nota 10. muito dos amigos ou melhor a maioria tem tido profissões respeitavel.
ResponderExcluirObrigado Senhor Deus por colocar nessa escola, pois tu sabia que seria lá mais que vencedor...
olá!tenho uma trajetória bem interessante também ,estudei no Júlia de 97-2000 os ensino fundamental ,hoje estou em São Paulo bem longe de Manaus ,mas ainda levo comigo muitas lembranças dae as melhores possíveis ,hoje faço engenharia na Universidade Federal de São Paulo e tenho orgulho em dizer que foi a melhor escola que eu estudei antes de entrar na facu ,pretendo visita-lá um dia ,quando for de novo em Manaus e melhor q isso como engenheiro bem sucedido sabendo que tive um ótima base por causa dessa escola :)
ResponderExcluiradorei estudar ,fui uns dos alunos da 7 serie ano 82
ResponderExcluirFoi maravilhoso estudar nesta escola, fui uma dos formados 2005....
ResponderExcluirÓtima escola em nível de educação, foi a escola dos meus pais e com o passar do tempo foi a minha e da minha irmã hoje e da minha filha de 6 anos onde o novo Julia Barjona esta funcionando na rua terra nova bairro são jose1 espero que seja com o mesmo nível de educação que foi a anos atrás.. Agradeço muito a minha base escolar a educação que tive nesta escola .
Alguém teria fotos atuais do local onde ficava a escola? Ela foi demolida? Onde está funcionando? O terreno como se encontro atualmente? Tem algo construido no local? Ou está tudo abandonado? Quem tiver informações ou fotos me envie. kallynebrandao222@gmail.com
ResponderExcluirnossa quanta saudade...fui muito feliz ali. Fiz muitos amigos e conheci os melhores professores. A melhor escola da zona leste no meu ponto de vista; que pena que não está mais neste lugar...um pedaço da minha história ficou nesse lugar... gilson amorim
ResponderExcluirNão lembro se estudei com vocês.. mas estudei em 97 e 98 no JBL. Fiz a sétima série e a oitava no turno matutino. Lembro-me apenas de 6 amigos em especiais que foram; Emerson, Francimar, Djalma, Ivan, Érika e Beth os demais não me recordo. Foi maravilhoso estudar nessa escola, hoje percebo que eu fui privilegiada, frequentei uma escola modelo, com uma base disciplinar sólida, uma direção firme, pois ter um diretor como o nosso somente a JBL tinha na zona leste. Apesar de viver longe sinto falta dessa terra única que é Manaus.
ResponderExcluirBom dia estudei nesse época também quem sabe agente não se conhece
ResponderExcluirOlá, tudo bem com vocês.
ResponderExcluirFui aluno desta escola, e foi lá que conheci minha esposa que até hoje graças a Deus estamos juntos e temos 6 filhos.
Elizangela Brto de Oliveira
ResponderExcluirDo JBL ganhei um cunhado maravilhoso.
O querido professor de matemática Oziel Ribeiro.
Casou com minha irmã caçula Roberta !
fui escoteiro NO julia Barjona labre quem foiescoteiro de la tambem tambem vamos criar um grupo de face
ResponderExcluirEstudei nos 80 e 90. Com os melhores professores do JBL. Hoje sou professor de Português em Florianópolis/SC. Olhando essas fotos e esses relatos, me emocionei.
ResponderExcluirque lembraça boa
ResponderExcluir