terça-feira, 30 de novembro de 2010

DESFILE ESCOLAR DE SETEMBRO DE 2004

Dos quatros desfiles escolares do 5 de setembro na Zona Leste, em que a escola participou, representando um tema da História do Amazonas, relacionado com a colonização, aconteceu em 2004 na gestão da Diretora Brígida Queiroz Menezes da Silva.


Essa fotos foram resgatadas essa semana, já que não havia uma preocupação por parte das gestões anteriores com o registro dos eventos e com a memória da Escola, dependemos de doações de fotografias de ex-alunos e professores. Como era um processo um pouco caro, antes da máquina digital, há realmente poucos registros fotográficos.




























segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ESCOLA PARTICIPA DE EXPOSIÇÃO DE MATEMÁTICA E GINCANA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO AMAZONAS,2010

Aconteceu, também em novembro, a culminância de projetos de iniciativa da SEMED, via zonas distritais. A Escola Júlia Barjona participou de dois eventos:
A PRIMEIRA EXPOSIÇÃO DA MATEMÁTICA VIVA, na Escola Municipal Honorina Vasconcelos, com os alunos do 8º D do turno vespertino, sob a coordenação do Professor de matemática Eubis Luiz Ribeiro de Souza, com uma técnica didatica usando o UNO.

A Escola também participou no dia 20 de outubro, no auditório da Escola Municipal Leonor Uchoa, juntamente com várias escolas da Zona Leste, da Gincana Cultural de História e Geografia do Amazonas, duas disciplinas extintas pela atual administração, "inseridas" nas aulas de História, que já teve integrada em administraçoes passadas, História Geral e História do Brasil. Agora, é três em uma, em nome da qualidade do ensino. Afinal, é uma preocupação a menos, já que o Municipio nunca forneceu os livros de História do Amazonas e Geografia do Amazonas para os alunos.

Sob a coordenação dos professores Alexsandro Nascimento de Souza, de Geografia, e Virgina Rivera da Cruz, de História, a equipe formada por quatro alunos do 6º e 7º anos, conseguiram o 2º Lugar da Gincana.

sábado, 27 de novembro de 2010

UM DIA DE CULMINÂNCIAS, 2010

No dia 23 de novembro aconteceu no turno matutino a Culminância do Projeto “MOBILIZAÇÃO CONTRA A DENGUE EM NOSSA COMUNIDADE” , das Professoras Vanessa Aparecida Louveira e Miriam da Rocha Fernandes , com apresentação de painéis e gráficos de pesquisas, e o concurso de uma cartilha sobre a dengue, que teve como vencedora a 8ª C.

Também foi comemporado o dia Da Consciência Negra com reflexões sobre africanidade e painéis feitos pelos alunos.

Os alunos da equipe de xadrez da Professora Maysa e o aluno Pedro de Lima Sales, do 9° B, que ficou em 1º lugar numa competição representando a Escola.

Foi comemorado também o Dia da Bandeira, num momento cívico, onde todos cantaram o Hino a Bandeira e o Hino Nacional.

Momento solene em que todos cantavam o Hino Nacional Brasileiro.













sábado, 20 de novembro de 2010

FESTA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, 1999

No Dia da Consciência Negra de 1999 aconteceu uma atividade extra-classe muito especial com os alunos da professora Maria das Graças Frazão, no Ginásio Zezão. Ao som de músicas de Clara Nunes, e produzidos de escravos, mucamas, senhores e sinhazinhas, os alunos falaram sobre a importancia da data, declamaram, houve luta de capoeira, finalizando com uma dança coletiva. Uma “festa da raça”, onde se mostrou balaios, correntes, enxadas e fantasias que lembravam a cultura africana trazida pelos escravos. Eis algumas fotos desse evento.








“O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960 embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel.”
“A Lei n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera colaborar para o resgate da contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.”

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PROJETO MAIS VERDE MENOS LIXO,2001

JUSTIFICATIVA
NO FINAL DESTE MILÉNIO, O PLANETA PASSA POR VÁRIOS PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE AFETAM DIRETAMENTE TODA SOCIEDADE, EM PARTICULAR A COMUNIDADE ONDE ESTAMOS INSERIDOS, A QUAL DIARIAMEN i E ENFRENTA AS CONSEQUÊNCIAS DE TAÏS PROBLEMAS.
A ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA BARJONA LABRE VEM AO LONGO DE VÁRIOS ANOS DESENVOLVENDO PEQUENOS PROJETOS BUSCANDO CONSCIÈNTÏZAR A COMUNIDADE PARA A CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA NATUREZA, NO ENTANTO NÃO OBTIVEMOS RESULTADOS SATISFATÓRIOS, O QUE NOS MOTIVOU A REUNIR UM GRUPO DE ALUNOS PREOCUPADOS COM A NATUREZA E A BUSCAR PARCERIA COM O GRUPO AMBIENTAL AMIGOS DA NATUREZA (UMA ENTIDADE QUE ATUA NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE). TEMOS COMO PROPOSTA O PROJETO " MAIS VERDE MENOS MXO " CONSTITUÍDO DE INÚMERAS AÇÕES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS NA ZONA LESÏU ESPECIFICAMENTE NA ÁREA DO IGARAPÉ DO SETE ATÉ AS MARGENS DO IGARAPÉ DO MINDÚ. ESSA ESCOLHA DEVE-SE A CONCENTRAÇÃO EXACERBADA DE LIXO NO LOCAL, OCASIONANDO PREJUÍZOS E RISCOS PARA A POPULAÇÃO. ESTE TRABALHO SERÁ ESTENDIDO AO PORTO DE MANAUS, ONDE ALÉM DE INFORMAR AS PESSOAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR OS RECURSOS NATURAIS, FAREMOS A FISCALIZAÇÃO DAS EMBARCAÇÕES QUE SAEM DO PORTO PARA OUTROS MUNICÍPIOS.
PROPOMOS AINDA, PARA O ENCERRAMENTO DB NOSSAS AÇÕES DO ANO 2000, A REALIZAÇÃO DA CAMPANHA " NATAL VERPE NAS COMUNIDADES DOS IGARAPÉS " DISTRIBUINDO MUDAS DO MINl-HORTO DA ESCOLA QUE SERÃO PLANTADAS E CONSERVADAS PÊLOS PRÓPRIOS MORADORES DAS MARGENS DO IGARAPÉ; AGASALHOS, BRINQUEDOS E UMA CESTA BÁSICA PARA AS FAMÍLIAS QUE MORAM NAS PROXIMIDADES DO BAIRRO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS.
ASSIM, CONTRIBUINDO COM A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ESPERAMOS CONCRETIZAR DE MANEIRA EFETIVA A INTEGRAÇÃO DE NOSSA ESCOLA COM A COMUNIDADE TORNANDO-NOS PARCEIROS CONSTANTES EM PROJETOS SOCIAIS QUE CONTRIBUAM PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO DA CIDADE DE MANAUS. ESSE PROJETO TORNA-SE AINDA, UMA CONTRIBUIÇÃO MAIS EFETIVA PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA CONSCIENTE DE NOSSOS ALUNOS, MISSÃO FUNDAMENTAL DE NOSSA VIDA COMO EDUCADORES. POR TUDO ISSO, ESPERAMOS CONTAR COM O APOIO DE TODAS AS PESSOAS F ENTIDADES QUE FOREM CONVIDADAS A PARTICIPAREM CONOSCO DESSE PROJETO.
OBJETIVOS GERAIS
SENSIBILIZAR A COMUNIDADE BEM COMO A POPULAÇÃO EM GERAL. DA IMPORTÂNCIA. DE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE PARA A PRESERVAÇÃO DA VIDA. POSSIBILITAR O ENVOLVIMENTO E PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA JÚLÏA BAR.IONA LABRE E DA COMUNIDADE DA ZONA LESTE EM PROJETOS E CAMPANHAS DE CUNHO SOCIAL QUE VISEM A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA SOCIEDADE DE NOSSA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
REALIZAR AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO ENVOLV1MENDO A COMUNIDADE, TENDO EM VISTA A PRESERVAÇÃO E A MANUTENÇÃO DO IGARAPÉ DO SETE E OUTRAS VISANDO AO.REM-ESTAR SOCIAL DA PRÓPRIA COMUNIDADE;
BUSCAR PARCERIAS COM ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS E NÃO GOVERNAMENTAIS
PARA UM MAIOR ENGAJAMENTO NA BUSCA DE- ALTERNATIVAS PARA A MELHORIA
DA QUALIDADE; DE VIDA DOS MORADORES DA ZONA LESTE;
PROMOVER ATIVIDADES EDUCATIVAS E RECREATIVAS QUE DEMONSTREM A
IMPORÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE;
CRIAR E OFERECER CONDIÇÕES PARA UM GRUPO DE TRABALHO COM ESTUDANTES
DA ESCOLA JÚLIA BARJONA LABRE:
IMPLANTAR UM VIVEIRO DE MUDAS NA ESCOLA JÚLÏA BARJONA LABRE , PARA
SEREM UTILIZADAS EM AÇÕES DO GRUPO;
FUNDAR , NA ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA BARJONA LABRE ," UM MINI-HORTO
MUNICIPAL;
ARBORIZAR A ÁREA QUE, ABRANGE O IGARAPÉ DO SETE E AS LOCALIDADES NA
ZONA LESTE ATÉ AS IMEDIAÇÕES DO MINOU.
CRONOLOGIA DE ATIVIDADES 2000-2001

1- CAMPANHA " MAMÃE EU QUERO SACO PRA PLANTAR UMA SEMENTE "
META: ARRECADAR 10.000 SACOS PLÁSTICOS
PERÍODO: 20/05 a 21/07/00
APOIO: IBAMA, SEDEMA, SEMSA, EXÉRCITO
ENCERRAMENTO DA CAMPANHA: SERÁ REALIZADA NO DIA 21/07/00 NA ESCOLA
JÚLIA BAR.IONA LABRE, COM AS SEGUINTES ATIVÏDADES.
• EXPOSIÇÃO DE MAQUETES E FOTOS SOBRE O MEIO AMBIENTE
• EXPOSIÇÃO DE ÁUDÏO E VÍDEO COM QUESTÕES AMBIENTAIS
• EXPOSIÇÃO DE CARTAZES E MURAIS DE OUTRAS ESCOLAS DA ZONA LESTE SOBRE O TEMA AMBIENTAL
• SORTEIO DE l BICICLETA
• PALESTRA DO SECRETÁRIO DA SEDEMA Dr. JOSÉ ROQUE
2- CRIAÇÃO DO MINI-HORTO DA ZONA LESTE, NA ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA BARJONA LABRE

META: ARBORIZAR E PRESERVAR O IGARAPÉ DO SETE ATÉ O PARQUE DO MINDÚ PERÍODO: INÍCIO 13/10/00 TÉRMINO INDETERMINADO APOIO: IBAMA, SEDEMA
3- CAMPANHA " NATAL VERDE NA COMUNIDADE DOS IGARAPÉS "

META:

• LEVANTAMENTO E CADASTRO DAS FAMÍLIAS RESIDENTES ÀS MARGENS DO IGARAPÉ DO SETE (DO TANCREDO NEVES AO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS )
• ARBORIZAR O IGARAPÉ DO SETE A PARTIR DA DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS DO MINi-HORTO DA ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA BARJONA LABRE PARA OS MORADORES DO


LOCAL

• ARRECADAR SACOS E GARRAFAS PLÁSTICAS DOS MORADORES DO IGARAPÉ DO SETE , PARA DAR CONTINUIDADE A IMPLEMENTAÇÃO DO MINI-HORTO;
• ARRECADAR ENTRE A COMUNIDADE E ÓRGÃOS COLABORADORES
BRINDES COMO: CESTAS BÁSICAS BRINQUEDOS, ROUPAS, CALÇADOS,
ETC. PARA DISTRIBUIR AOS MORADORES MAIS CARENTES DO LOCAL.

PERÍODO: 03 / 10 / 2000 a 30 / 07 / 2001
APOIO: PMM, SEMED, SEDEMA, IBAMA, SEMSA
ENCERRAMENTO DA CAMPANHA: 23 / 12 / 00 ÀS 08:001% NA RUA ARTUR NETO COM
RUA TREZE DE MAIO ( NO IGARAPÉ DO SETE ) BAIRRO S. JOSÉ DOS CAMPOS

4- CAMPANHA "ÁGUA LIMPA, SAÚDE PARA TODOS "

META: ,.CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO PARA A SEGURANÇA, HIGIENE E PRIMEIROS SOCORROS NOS BARCOS ATRACADOS NO PORTO DE MANAUS
PERÍODO:
29/09/2000
27/IO/ 2000
01/12/2000
26/ 01 /2000
23/22/2001
30/03/2001
27/04/2001
25/05/2001 '
29/06/2001 '
27/07/2001
03/08/2001
28/09/2001
26/10/2001
30 / l l /2001
28 / 12/2001

APOIO: SEDEMA, IBAMA, CAPITANIA DOS PORTOS, ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS, FISCALIZAÇÃO DE HIGIENE E SEGURANÇA DO PORTO, TV AMAZONAS.

PROCEDIMENTOS DO GAAN

l- REUNIÕES DO GAAIN PARA AVALIAÇÃO DAS ATIV1DADES: REALIZADAS SEMPRE. NA ESCOLA JÚLIA BARJONA LABRE. UMA VEZ NA SEMANA E TODOS OS DOMINGOS.
2- CURSOS PERMANENTES DE APERFEIÇOAMENTO E TREINAMENTO DE ATUAÇAO PARA OS MEMBROS DO GAAN :
• RELAÇÕES HUMANAS - SEDEM A
• MANEJO DE ANIMAIS - SEDEMA / UA
• ATERRO SANITÁRIO - IPAAM
• DEGRADAÇÃO AMBIENTAL - ÍPAAM
• ESTUDO DA FOLHA E DA TERRA - INPA
• TREINAMENTO DE GUIA NA FLORESTA - SEDEMA
• TREINAMENTO BÁSICO DE PRIMEIROS SOCORROS. INCÊNDIO E NÓ - CAPITANIA DOS PORTOS/UA
• PRESERVAÇÃO DE ANIMAIS - UA
• PREVENÇÃO CONTRA MALÁRIA. DENGUE E FEBRE AMARELA - SEMSA
• PROTEÇÃO DOS PE1XRS DURANTE A PIRACEMA - ÏBAMA
3- VISITAS E ACOMPANHAMENTOS PERIÓDICOS DE MANUTENÇÃO DA ARBORIZAÇÃO E LIMPEZA DAS ÁREAS DO IGARAPÉ DO SETE .
4- INCREMENTAÇÃO DO MINI-HORTO DA ESCOLA JÚLIA BARJONA LABRE.
5- ORIENTAÇÃO, INSPEÇÀO li ACOMPANHAMENTO DA SAÍDA DE BARCOS ATRACADOS NO PORTO DE MANAUS.
6- REALIZAÇÃO DE CAMPANHAS NA ESCOLA/COMUNIDADE PARA A UTILIZAÇÃO ADEQUADA DO USO E COLETA DO LIXO SELETÏVO. RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NA APLICAÇÃO DO PROJETO

1- O GRUPO GAAN REALIZOU UM TRABALHO DE ORIENTAÇÃO E CONSCIENTI7AÇAO DA ÁREA VERDE , ATRAVÉS DA COLOCAÇÃO DE PLACAS INFORMATIVAS NA COMUNIDADE; BELA VISTA í PURAQUEQUARA ) E NA ÁRRA DO ARIAÚ. A ATIVIDAÜE CONTOU COM O APOIO DA SEDEM A QUE DOOU AS PLACAS

2- COM TOTAL APOIO DA CAPITANIA DOS PORTOS, SEDEMA. FISCALIZAÇÃO DE HIGIENE E SEGURANÇA DO PORTO E MANAUSTUR . O GAAN M REALIZOU VÁRIAS VISITAS AO PORTO DE MANAUS ONDE ORIENTA OS DONOS DE EMBARCAÇÕES, 1NSPEÇÃO E FISCALIZAÇÃO AOS BARCOS. ALÉM DISSO, DISTRIBUEM FOLHETOS SOBRE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. NA OCASIÃO, O GRUPO DFTECTOU INÚMERAS IRREGULARIDADES EM VÁRIOS BARCOS , COMUNICANDO IMEDIATAMENTE Á CAPITANIA DOS PORTOS, QUE NOTIFICOU OS BARCOS SEM A DEVIDA SEGURANÇA. TODA A OPERAÇÃO FOI REGISTRADA PELA TV AMAZONAS.

3- UM TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO JUNTO A CAPTORES DE ANIMAIS, INCLUSIVE NOS LAGOS DA NOSSA REGIÃO. IMPEDINDO SUA CAPTURA E COMERCIALIZAÇÃO . TAMBÉM ESTÁ SENDO REALIZADO PELO GAAN COM APOIO DO IBAMA,

4- A IMPLANTAÇÃO DO MINI-HORTO NA ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA BAR.IONA LABRE, MOBILIZOU A COMUNIDADE ESCOLAR ATRAVÉS DA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DH 10.000 SACOS PLÁSTICOS. DAÍ TODAS AS ETAPAS DO PLANTIL E ARBORIZAÇÃO INÍCÍARAM-SE NA ESCOLA LEVANTAMENTO E CADASTRO DAS FAMÍLIAS QUE MORAM AO LONGO DO IGARAPÉ DO SETE FORAM REALIZADAS PARA QUE SEJA REALIZADA A CONCLUSÃO DA PRIMEIRA FASE DO PROJETO, ATRAVÉS DO NATAL VERDE NAS COMUNIDADES DOS IGARAPÉS COM DISTRIBUIÇÃO DE UMA MUDAS PARA CADA FAMÍLIA , ALÉM DF, CESTAS BÁSICAS, BRINQUEDOS E AGASALHOS. ESTA ATIVÏDADÏ: SERÁ REALIZADA NO DIA 23 / 12 / 00 . ÁS MARGENS DO IGARAPÉ.

PROJETO AMIGOS DA NATUREZA, 2000

PROJETO AMIGOS DA NATUREZA
Alunos, professores,Evandro do IAAN, numa atividade junto ao igarapé do Sete. 2000

APRESENTAÇÃO

Observando a realidade dos problemas ambientais que afetam diretamente toda a sociedade, em particular a comunidade de onde estamos inseridos, moradores e estudantes da Zona Leste de Manaus, viram a necessidade de formar ações que conscientizam a coletividade para a conservação e preservação da natureza. Para isso, surgiu o IAAN - Instituto Ambiental Amigos da Natureza. Ocupa provisoriamente uma sala medindo 3m x 3m na rua Tarumã, 445, São José l, onde discutimos a importância de preservar os recursos naturais e avaliam as atividades realizadas nas escolas e comunidades.

JUSTIFICATIVA
Desde 1998, observou-se um a grande incidência de doenças causadas pelo
Acúmulo de lixo jogado nas margens dos Igarapés da zona leste, afetando à
Pessoas que residem nas proximidades, principalmente às crianças.
Para a despoluiçâo desses igarapés será realizada uma campanha com os
Moradores do local, para arrecadar sacos plásticos (embalagem de alimentos) de
Diversos tamanhos, envolvendo os alunos da escola e comunidade.
A campanha chama-se "Mamãe eu quero um saco pra plantar uma semente" e
Será desempenhada da seguinte maneira:
Os sacos utilizados em casa são guardados pêlos moradores e alunos, e ao invés
de serem Jogados no lixo são posteriormente levados para a Escola e trocados por
um bilhete de sorteio (cestas básicas, etc.).
Esses sacos serão repassados à empresas de reciclagem.
Ainda no programa de despoluiçâo dos igarapés que atinge a zona teste até o
Mindú.
Garrafas Pets que serão cotetadas para serem, através de um processo industrial
transformadas em vassouras.
Por meio dos cursos de treinamento e aperfeiçoamento ambiental, ministrados
pelas instituições parceiras: SEDEMA, IPAAM, IBAMA e SEMED, vislumbramos
como chegar à solução do problema.


OBJETIVO GERAL

Despertar o interesse dos alunos nas escolas e comunidade, na preservação do meio ambiente, formando-os em agentes multiplicadores das ações em outras escolas da cidade de Manaus

. METAS

1. Treinar alunos das escolas municipais e comunidades, inseridos no projeto;
2. Busca de solução junto a COVISA para os caninos das comunidades;
3. Como preservar a nossa biodiversidade;
4. A importância da preservação do meio ambiente;
5. Como fazer adubo orgânico;
6. Artesanatos;
7. Construção de mini horto, para disseminar todas as escolas da Zona Leste;
8. Fazer doações de mudas às comunidades e arborizar as áreas degradas dos igarapés.


METODOLOGIA

Serão oferecidos treinamentos para capacitar os voluntários da comunidade que
irão participar das ações do grupo. Durante a ação os mesmos serão cadastrados
pelo IAAN, que funcionaram nas Escolas Municipais.
Serão promovidas atividades educativas e recreativas inserindo a comunidade,
demonstrando a importância de preservar o meio ambiente.
Será criado um Centro de Informações sobre:
- Preservação de nossa biodiversidade;
- Podas de árvores;
- Queimadas urbanas;
- Utilização adequada do uso e coleta do lixo seletivo pela comunidade. Planos de treinamentos e qualificação dos alunos que serão elaborados conjuntamente com os membros do IAAN, SEDEMA, SEMED, IBAMA e IPAAM. Os alunos terão o acompanhamento de coordenadores e serão avaliados mensalmente.

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

- SEMTRA - Secretaria Municipal do Trabalho
- SEMED - Secretaria Municipal de Educação
- IBAMA - instituto Brasileiro da Amazônia
- IPAAM - Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas
- SEDEMA - Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente
- Color Graf Artes Gráficas
RELAÇÃO DAS ESCOLAS QUE SERÃO INSERIDAS NO PROJETO

01. Escola Municipal Pequeno Príncipe
02. Escola Municipal Carolina Perolina
03. Escola Municipal Leonor Uchoa
04. Escola Municipal Boa Esperança
05. Escola Municipal Antonina Borges de Sá
06. Escola Municipal Júlia Barjona Labre
07. Escola Municipal Honorina de Azevedo Vasconcelos