quarta-feira, 10 de novembro de 2010

FESTIVAL DE MÚSICA NA ESCOLA, 2003



PROJETO
I FESTIVAL DE MÚSICA
DA ESCOLA JÚLIA BARJONA

MANAUS – 2003

Escola Municipal Júlia Barjona Labre
I Festival de Música
Coordenadora:
Mila Maria Braga Braz Mota
Manaus - 2003

Escola Municipal Júlia Barjona Labre
I Festival de Música
Manaus -2003.

Resumo
O projeto " Primeiro Festival de Música'", foi elaborado para estimular o aluno do ensino fundamental a desenvolver sua capacidade artística, mais precisamente na área musical. Para este feito foi idealizado o festival de música no sentido de fazer o aluno tomar conhecimento das suas capacidades intelectuais e artísticas, daí estimulando o fazer cultural dentro da comunidade estudantil.
O festival de música será realizado em duas etapas. Na primeira etapa serão apresentadas, todas as músicas pré-selecionadas, estas serão avaliadas e julgadas por profissionais da área de música, que escolherão as cinco melhores músicas, as quais irão para a final. A segunda etapa será realizada com a apresentação das finalistas, das quais serão escolhidos os 1°, 2° e 3° lugar. O primeiro lugar receberá o prémio de R$ 120,00, o segundo lugar R$ 70,00 e o terceiro R$ 40,00.
Objetivos Gerais: temos como meta promover e estimular os vários talentos de alunos que encontram - se em oportunidade de serem vistos e aproveitados, lapidando suas habilidades, oferecendo dos recursos e oportunidades na área musical.
• Motivar os alunos da escola Júlia Barjona Labre ao desenvolvimento de seus talentos artísticos.
• Estimular e aumentar o nível de produção artística de seus alunos, levando - os a desenvolver seu nível intelectual, artístico e cultural.

Objetivos específicos:
• Promover um clima de autoconfiança entre educadores e educandos.
• Descobrir e incentivar novos talentos musicais na escola.
• Estimular as práticas artísticas, culturais e sociais na escola Júlia Barjona Labre.
• Criar um pensamento e um espirito artístico entre educandos.
• Insentivar a produção musical dos al

unos de 5°, 6°,7° e, 8° séries.
Justificativa
Considerando a importância que os vários segmentos da arte representam para a sociedade, nesse caso mais especificamente a música em sua evolução rítmica, melódica e harmonia e como proporciona expressividade em sua execução, percebe - se o quanto a música faz parte do cotidiano de um povo, tornando - se impregnada e influenciando em sua fornia de pensar e viver. Pois em tudo que se faz percebe — se que há som, e esse som pode ser reproduzido e recreado de várias maneiras por pessoa de todos os níveis, raças ou cor.
O que queremos é justamente promover a oportunidade de criações de músicas inéditas tendo como veículo de propagação o ambiente escolar, dando oportunidade ao educando de expressar seus sentimentos e suas emoções, alem de descobrir suas habilidades artísticas dando -lhe o direito de aumentar sua criatividade e auto — imagem.
Metodologia
O I festival de música da escola Júlia Barjona Labre é voltado exclusivamente para os estudantes da escola.
O período de inscrição ocorrerá nos dias 27 de maio à 13 de junho de 2003 na sala de leitura da escola Júlia Barjona Labre. No ato das inscrições o candidato deverá entregar uma fita K7 com a música gravada e a letra da música digitada, a qual deverá ser inédita.
Serão premiados primeiro, segundo e o terceiro lugar com as seguintes premiações: R$ 120,00 para o primeiro lugar, R$ 70,00 para o segundo lugar e R$ 40,00 para o terceiro lugar.
A categoria musical fica a critério de cada concorrente, podendo ser pagode, boi-bumbá , forró, sertanejo, etc. Os quais serão avaliados por jurados da área artística, que atribuirão notas 5 e 10 aos itens de melhor música e melhor letra.
Recursos Financeiros:
1.Dois (2) microfones.
2.um (1) pedestal para microfone.
3.premiação: primeiro lugar R$ 120.00
segundo lugar R$ 70.00 terceiro lugar R$ 40.00
4.sonorização.
5.painel
6.iluminação.
7.35 camisas com o logotipos do festival,
Recursos Humanos:
l .professores.
2.técnicos.
3.alunos.
4.banda de apoio.
O Primeiro Festival de Música na escola teve uma segunda edição no ano seguinte, mas ocorreram muitas dificuldades quanto aos recursos financeiros, e material, até porque a professora idealizadora saiu da escola para trabalhar num projeto de educação artistica, não teve continuidade essa experiência.

Um comentário:

  1. Participei dos dois festivais (2003 e 2004) e tive a felicidade de vencer a segunda edição.

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