
PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL "JÜLIA BARJONA”
PROJETO: "NOCLEO DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA”
(Oficina e Grupos Artísticos)
por
CARLA DE SOUZA SANTOS
MANAUS, FEVEREIRO DE 1998
PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO: NÚCLEO DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA (OFICINA E GRUPOS ARTÍSTICOS)
Equipe de Execução do Projeto
CARLA DE SOUZA SANTOS (Coordenadora)
JOCELIM HUMBERTO DA SILVA (Diretor )
VILMA REIS (Bibliotecária)
CARLOS MONTEIRO (Coord. Proces. de Dados)
MARIA REGINA ANTUNES (Supervisora de Ensino )
apoio: Universidade do Amazonas
ELIAS FARIAS (Chefe do Depart. de Ed,Artística
ELIAS FARIAS (Chefe do Depart. de Ed,Artística

INTRODUÇÃO
Desenvolver a capacidade criadora do aluno é meta da disciplina Educação Artística, que consta nos currículos de escoIas de 1o. grau. Sem dúvida que o papel do professor, como agente do processo criador, é de grande importância na formação de seus alunos como pessoas criativas e perceptivas.
O ensino de arte não visa formar artista. O que ele propõe, dentro da sua visão crítica e filosófica, é a formação do cidadão como um todo, a formação de sua personalidade, seu 'crescimento interior, sua visão de mundo, um ser crítico, expressivo e criativo.
Ë gratificante para nós que, nosso aluno em qualquer área, possa ter a mesma criatividade e facilidade para desempenhar suas tarefas. O importante nesse trabalho de auto-expressão criadora, é fazer o aluno passar por experiências, fazer sentir e perceber através do processo de criação.
Desenvolver a capacidade criadora do aluno é meta da disciplina Educação Artística, que consta nos currículos de escoIas de 1o. grau. Sem dúvida que o papel do professor, como agente do processo criador, é de grande importância na formação de seus alunos como pessoas criativas e perceptivas.
O ensino de arte não visa formar artista. O que ele propõe, dentro da sua visão crítica e filosófica, é a formação do cidadão como um todo, a formação de sua personalidade, seu 'crescimento interior, sua visão de mundo, um ser crítico, expressivo e criativo.
Ë gratificante para nós que, nosso aluno em qualquer área, possa ter a mesma criatividade e facilidade para desempenhar suas tarefas. O importante nesse trabalho de auto-expressão criadora, é fazer o aluno passar por experiências, fazer sentir e perceber através do processo de criação.

NÜCLEO DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA OFICINAS E GRUPOS ARTÍSTICOS S
OBJETIVO GERAL -
Promover um trabalho no ambiente escolar, onde as atividades artísticas favoreçam a estimulação da1 capacidade criadora, o exercício da auto-expressão e a socialização do educando.
OBJËTIVOS ESPECÍFICOS -
Implementar atividades artísticas com o objetivo
de complementar a carga horária do professor de arte
.

A educação através da arte, tem uma forte tendência a romper com o velho e propor o novo. Talvez porque a arte esteja no campo das coisas "complexas", onde a razão não consegue se sobrepor aos sentidos e onde nem tudo se explica cientificamente, evita-se atribuir significado, função e efeito à experiência estética como forma de manifestação dos sentimentos e do pensamento individual e coletivo.
Este projeto propõe-se a criar não tanto um amor problemático e isolado por belas artes e belas obras, mas sobretudo uma consciência exigente e ativa ao meio ambiente, quer dizer, em , relação ao panorama e à qualidade da vida cotidiana desses indivíduos. Criar não tanto aptidões artísticas específicas, mas sobretudo, um desenvolvimento global da personalidade, através de formas as mais diversificadas e complementares possíveis de atividades expressivas, criativas e sensibilizadoras.
Visa atender às necessidades da própria Escola no sentido de organização e preparação de grupos de teatro, dança, coral, bem como a produção de trabalhos de desenho e pintura, exposições , além da própria integração da Escola com a comunidade. E assim, potencializar as atividades de Arte na Escola, inclusive, mantendo um professor exclusivo e com carga horária plena na mesma escola.

I - DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DA PROFESSORA
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
DISCIPLINA
Quartas e sextas-feiras
NÚCLEO DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA
Segundas,terças e
quintas-feiras
Clientela: alunos da manhã e outros
II - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
1)Quantos alunos em cada turma?
Máximo 15 alunos por turma
2)Que espaço físico?
Utilização do próprio auditório da Escola e dependências em anexo, desde que modificada com instalação de lavatório e ventilação.
3)Que tipo de integração poderia ser feita c
om outras disciplinas ou outras atividades da escola?
-Sala de leitura (fantoches x leitura)
-Hora Cívica
-Informática e Arte
-Feira Cultural (construção de maquetes, cartazes, etc„..)
-Campanha de Saúde
4)Intercâmbio para o projeto?
Alunos da Universidade do Amazonas trabalhar por Estágio ou Bolsa de Extensão.
-Sala de leitura (fantoches x leitura)
-Hora Cívica
-Informática e Arte
-Feira Cultural (construção de maquetes, cartazes, etc„..)
-Campanha de Saúde
4)Intercâmbio para o projeto?
Alunos da Universidade do Amazonas trabalhar por Estágio ou Bolsa de Extensão.

-Exposição mensal de trabalhos, bem como murais com fotos dos trabalhos realizados nas oficinas de dança e teatro. Exposições musicais e cénicas.
- CUSTOS
- 01 armário com chave.
- 15 pranchetas (35 x 55cm ) de compensados
- 15 cavaletes (simples)-
- 20 bancos
- 01 mesa suporte
- 03 mesas grandes
- 20 papel 40 quilo
- 20 papel madeira
- 01 resma de papel ofício
- 10 papel dobradura ou lustroso (cores variadas)
- 20 papel jornal
- 20 papel crepon (cores variadas)
- 20 cartolinas (cores variadas)
-- 20 lápis 2B, 4B e 6B (cada)
- 20 borrachas brancas
- 15 caixas de giz de cera S 6
- 15 caixas de lápis de cor
- 10 estojos de pincéis atómicos e hidrocor
- 10 caixas de tinta guache (vermelho, azul, amarelo, branco e preto)
- 10 papel celofane (cores variadas)
- 10 papel cartão (cores variadas)
- 20 pincéis de pelo (chatos ,redondos/ponta fina)
-100 copos descartáveis
- 06 caixas de carvão mineral (nacional)
- 20 réguas ( 3 O cm)
- 01 rádio- gravador
- 04 fitas K-7
- 02 fita gomada
- 02 durex
- 20 tubos de cola branca
- 20 caixas / cola colorida
OBS.: Poderá ser adquirido via patrocínio de livrarias e / ou da comunidade
.

Professora Carla Santos com alunas de pintura no Laboratório de Informática
Professoras Marcilis, e Carla de Souza Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário