Rua Careiro s/n - São José I Fone: 248-2366
DIRETOR DA ESCOLA: Brígida Menezes Queiroz
COORDENADORES DO PROJETO: Profª Neuza Viana e Vera Lima Aragão
TÉCNICOS: Cíntia Simone Filgueiras e Jecicleide Nascimento
RESPONSÁVEL PELO RECEBIMENTO DO JORNAL: Sra.Dilma Nascimento
( Vigia )
PERÍODO: Ano 2001
JUSTIFICATIVA
O problema educacional no Brasil vem agravando-se nas últimas décadas, principalmente porque o problema social tornou-se mais grave e isolador nas decisões políticas que tem acontecido em nosso país.
Na cidade de Manaus, este quadro é preocupante, tendo em vista os altos índices de reprovação e evasão ocorrentes principalmente nas escolas públicas. Tais índices podem ser explicados devido a fatores de ordem social, económico e pedagógico, sendo este último nosso principal desafio enquanto profissionais da educação.
Tem-se escutado, visto e percebido em nossa cidade efetuarem-se uma série de atividades que visam, se não equacionar, pelo menos amenizar os graves problemas que envolvem o processo de ensino-aprendizagem do manauara. Por isso, é louvável a iniciativa do jornal "A Crítica " em criar o projeto "A Crítica na Escola ", pois, em se tratando de um jornal sério, de credibilidade e comprometido com a realidade dos fatos, muito tem a colaborar no sentido de ser um suporte pedagógico para as escolas da rede pública municipal. Além disso, os encontros pedagógicos e trocas de experiências proporcionados pela Coordenação do Projeto foram de suma importância para a melhoria do processo e por isso precisam permanecer ocorrendo.
Em nossa escola, estamos buscando continuamente saídas para que nossos educandos tenham uma aprendizagem de qualidade. Por isso, a muito o corpo docente participa de cursos que tem como objetivos encontrar soluções para uma gama de problemas enfrentados pêlos mesmos, nos diferentes turnos.
Para o ano 2.001 resolvemos dar continuidade a participação no projeto, por entendermos que seu uso em sala de aula permitiu a proximidade de nossos alunos com a leitura crítica da realidade, o que muito colaborou com nossa proposta de trabalho, oferecendo um conhecimento mais amplo, diversificado e principalmente unindo a teoria à prática em projetos interdisciplinares.
Portanto, a parceria escola-jornal A Crítica (com apoio da SEMED), tende a caminharem juntos, comprometidos com uma educação de qualidade e colaborando na formação dos futuros cidadãos de nossa cidade.
OBJETIVOS GERAIS:
• Utilizar o jornal como um importante suporte no processo ensino-
aprendizagem em nossos projetos e atividades interdisciplinares;
• Despertar nos alunos o hábito e o gosto pela leitura;
• Utilizar o jornal como fonte de informações amplas e diversificadas no auxílio de aulas, pesquisas interdisciplinares e gincanas culturais;
• Incentivar a leitura do jornal para colaborar no processo de formação de uma visão crítica e consciente da realidade na qual todos estão inseridos;
• Perceber a importância do jornal como meio de comunicação de massa informador e formador de opinião pública;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Conhecer a estrutura e divisões do jornal;
• Relacionar a leitura das reportagens do jornal aos conteúdos estudados em sala de aula;
• Resolver operações matemáticas a partir do uso de textos, encartes e propagandas comerciais do jornal A Crítica;
• Escrever textos a partir da leitura do jornal em sala de aula;
• Acompanhar periodicamente através do jornal, o desenrolar de notícias de repercussão local, nacional ou internacional;
• Analisar criticamente os textos jornalísticos, observando a ênfase dada ao conteúdo;
• Montar um jornal com cadernos, seções e textos elaborados pelos alunos.
RECURSOS
Para alcançarmos nossos objetivos dentro do processo ensino-aprendizagem, utilizaremos uma diversificada gama de recursos, preferencialmente de forma interdisciplinar, visando motivar e dinamizar as aulas.
• o jornal "A Critica"
• revistas
• recursos audiovisual (filmes, documentários, etc. )
• músicas
• retroprojetor
• episcópio
• livros didáticos
• visitas e excursões "in loco"
• aulas interdisciplinares
CLIENTELA
Para o ano letivo de 2001, o uso do jornal A Crítica atenderá a todas as turmas nos três turnos de funcionamento, já a partir do primeiro bimestre.
TOTAL GERAL ———— 1.O80
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
• Língua Portuguesa
• Matemática
• Ciências
• História
• Fundamentos de História do Amazonas
• Geografia
• Fundamentos de Geografia do Amazonas
• Ensino Religioso
• Educação Artística
• Educação Física
• Língua Estrangeira (Inglês)
PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES - 2O01
Todos os professores envolvidas no Projeto, dentro de suas respectivas disciplinas, farão uso do jornal em sala de aula de acordo com o planejamento abaixo:
• Todos os professores envolvidos no projeto, durante o planejamento das aulas, necessariamente destinarão no mínimo uma aula durante a semana para o uso do jornal em sala de aula;
• O jornal será utilizado como fonte exclusiva de consulta para a realização das Gincanas Culturais bimestrais e a Gincana Cultural que ocorrerá na Semana Cultural;
• Nas atividades externas ( visitas e excursões ) previstas nos projetos interdisciplinares, o jornal será uma das alternativas de pesquisas e consultas de textos para embasamento teórico do tema a ser trabalhado;
• Textos de jornais serão utilizados ao logo do bimestre pelas disciplinas envolvidas no projeto e utilizados posteriormente nas aulas interdisciplinares para encerramento de atividades do bimestre;
• Além da hemeroteca já existente na Sala de Leitura da escola, será organizada a Hemeroteca do Meio Ambiente, sob a responsabilidade dos alunos do Grupo Ambiental Amigos da Natureza;
• No primeiro semestre, as sobras de jornais serão a matéria-prima para reciclagem e posterior exposição de trabalhos de Educação Artística, como cestos, caixas de presente, cartões, etc., durante a Semana Cultural;
• Nos diversos trabalhos para serem expostos na Semana Cultural, o jornal será um auxílio de pesquisa teórica do conteúdo a ser desenvolvido;
• Nas datas comemorativas mais significativa: (a serem definidas)
PERÍODO: Ano 2001

O problema educacional no Brasil vem agravando-se nas últimas décadas, principalmente porque o problema social tornou-se mais grave e isolador nas decisões políticas que tem acontecido em nosso país.
Na cidade de Manaus, este quadro é preocupante, tendo em vista os altos índices de reprovação e evasão ocorrentes principalmente nas escolas públicas. Tais índices podem ser explicados devido a fatores de ordem social, económico e pedagógico, sendo este último nosso principal desafio enquanto profissionais da educação.
Tem-se escutado, visto e percebido em nossa cidade efetuarem-se uma série de atividades que visam, se não equacionar, pelo menos amenizar os graves problemas que envolvem o processo de ensino-aprendizagem do manauara. Por isso, é louvável a iniciativa do jornal "A Crítica " em criar o projeto "A Crítica na Escola ", pois, em se tratando de um jornal sério, de credibilidade e comprometido com a realidade dos fatos, muito tem a colaborar no sentido de ser um suporte pedagógico para as escolas da rede pública municipal. Além disso, os encontros pedagógicos e trocas de experiências proporcionados pela Coordenação do Projeto foram de suma importância para a melhoria do processo e por isso precisam permanecer ocorrendo.
Em nossa escola, estamos buscando continuamente saídas para que nossos educandos tenham uma aprendizagem de qualidade. Por isso, a muito o corpo docente participa de cursos que tem como objetivos encontrar soluções para uma gama de problemas enfrentados pêlos mesmos, nos diferentes turnos.
Para o ano 2.001 resolvemos dar continuidade a participação no projeto, por entendermos que seu uso em sala de aula permitiu a proximidade de nossos alunos com a leitura crítica da realidade, o que muito colaborou com nossa proposta de trabalho, oferecendo um conhecimento mais amplo, diversificado e principalmente unindo a teoria à prática em projetos interdisciplinares.
Portanto, a parceria escola-jornal A Crítica (com apoio da SEMED), tende a caminharem juntos, comprometidos com uma educação de qualidade e colaborando na formação dos futuros cidadãos de nossa cidade.

• Utilizar o jornal como um importante suporte no processo ensino-
aprendizagem em nossos projetos e atividades interdisciplinares;
• Despertar nos alunos o hábito e o gosto pela leitura;
• Utilizar o jornal como fonte de informações amplas e diversificadas no auxílio de aulas, pesquisas interdisciplinares e gincanas culturais;
• Incentivar a leitura do jornal para colaborar no processo de formação de uma visão crítica e consciente da realidade na qual todos estão inseridos;
• Perceber a importância do jornal como meio de comunicação de massa informador e formador de opinião pública;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Conhecer a estrutura e divisões do jornal;
• Relacionar a leitura das reportagens do jornal aos conteúdos estudados em sala de aula;
• Resolver operações matemáticas a partir do uso de textos, encartes e propagandas comerciais do jornal A Crítica;
• Escrever textos a partir da leitura do jornal em sala de aula;
• Acompanhar periodicamente através do jornal, o desenrolar de notícias de repercussão local, nacional ou internacional;
• Analisar criticamente os textos jornalísticos, observando a ênfase dada ao conteúdo;
• Montar um jornal com cadernos, seções e textos elaborados pelos alunos.
RECURSOS
Para alcançarmos nossos objetivos dentro do processo ensino-aprendizagem, utilizaremos uma diversificada gama de recursos, preferencialmente de forma interdisciplinar, visando motivar e dinamizar as aulas.
• o jornal "A Critica"
• revistas
• recursos audiovisual (filmes, documentários, etc. )
• músicas
• retroprojetor
• episcópio
• livros didáticos
• visitas e excursões "in loco"
• aulas interdisciplinares
CLIENTELA
Para o ano letivo de 2001, o uso do jornal A Crítica atenderá a todas as turmas nos três turnos de funcionamento, já a partir do primeiro bimestre.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
• Língua Portuguesa
• Matemática
• Ciências
• História
• Fundamentos de História do Amazonas
• Geografia
• Fundamentos de Geografia do Amazonas
• Ensino Religioso
• Educação Artística
• Educação Física
• Língua Estrangeira (Inglês)

Todos os professores envolvidas no Projeto, dentro de suas respectivas disciplinas, farão uso do jornal em sala de aula de acordo com o planejamento abaixo:
• Todos os professores envolvidos no projeto, durante o planejamento das aulas, necessariamente destinarão no mínimo uma aula durante a semana para o uso do jornal em sala de aula;
• O jornal será utilizado como fonte exclusiva de consulta para a realização das Gincanas Culturais bimestrais e a Gincana Cultural que ocorrerá na Semana Cultural;
• Nas atividades externas ( visitas e excursões ) previstas nos projetos interdisciplinares, o jornal será uma das alternativas de pesquisas e consultas de textos para embasamento teórico do tema a ser trabalhado;
• Textos de jornais serão utilizados ao logo do bimestre pelas disciplinas envolvidas no projeto e utilizados posteriormente nas aulas interdisciplinares para encerramento de atividades do bimestre;
• Além da hemeroteca já existente na Sala de Leitura da escola, será organizada a Hemeroteca do Meio Ambiente, sob a responsabilidade dos alunos do Grupo Ambiental Amigos da Natureza;
• No primeiro semestre, as sobras de jornais serão a matéria-prima para reciclagem e posterior exposição de trabalhos de Educação Artística, como cestos, caixas de presente, cartões, etc., durante a Semana Cultural;
• Nos diversos trabalhos para serem expostos na Semana Cultural, o jornal será um auxílio de pesquisa teórica do conteúdo a ser desenvolvido;
• Nas datas comemorativas mais significativa: (a serem definidas)
A participação da escola no Projeto "Acrítica na escola" provavelmente começou no ano 2000 e permaneceu por vários anos, pois em 2004 aconteceu o projeto " A poesia por trás da noticia".
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