1.1 - Título: Oficina de Xadrez.
1.2 - Coordenadores: José de Alcântara Filho, José Diego M. Quintiliano, Edson Menezes
1.3 - Área de atuação: Escola Municipal Júlia Barjona Labre.
1.4 - Período de execução: 09/05/00 a 15/06/00

A prática do Xadrez em projetos, oficinas e competições é uma atividade que permanece na nossa Escola. Nessa foto de 2010 vemos os alunos treinando para uma competição
2 - Objetivo Geral
- Tornar viável a existência de um espaço físico nas dependências da escola Júlia Barjona Labre, para a realização da Oficina de Xadrez;
- Desenvolver potencialidades que em geral não são estimuladas;
- Promover a integração entre os participantes.
- Tornar viável a existência de um espaço físico nas dependências da escola Júlia Barjona Labre, para a realização da Oficina de Xadrez;
- Desenvolver potencialidades que em geral não são estimuladas;
- Promover a integração entre os participantes.
3 - Objetivos Específicos
- Historicizar o Xadrez;
- Aprender todas aquelas noções indispensáveis para um progresso rápido no jogo de Xadrez;
- Analisar posições no tabuleiro.
- Historicizar o Xadrez;
- Aprender todas aquelas noções indispensáveis para um progresso rápido no jogo de Xadrez;
- Analisar posições no tabuleiro.

4 - Justificativa
O presente projeto visa explorar a potencialidade do jogo de Xadrez no desenvolvimento do raciocínio lógico. Sendo considerado um jogo que desenvolve a capacidade de pensar, o Xadrez acaba ajudando no aprendizado de outras disciplinas.
Conhecendo a história do Xadrez, percebemos que História, Geografia, aparecem na origem do mesmo, tornando-o um jogo interdisciplinar.
O Xadrez desenvolve potencialidades que em geral ficam adormecidas, essas capacidades da inteligência são: relacionar na busca de meios adequados para alcançar Um fim; organizar uma variedade de elementos para uma finalidade; imaginar concretamente situações futuras próximas e prever prováveis consequências de atos próprios e alheios.
Há professores que tem uma ideia errónea sobre o que é sério e do que é lúdico no jogo, temos a intenção de que os mesmos mudem de postura, Por isso temos a intenção de convidar alguns para participarem da oficina.
A forma como se joga Xadrez ensina a ter paciência, modéstia, prudência, perseverança, auto-
controle, vontade, disciplina e autoconfiança, qualidades muito importantes no caráter de uma pessoa.
Esperamos que os participantes da oficina vejam o Xadrez como uma luta prazerosa de emoções (Lasker) ou como uma ginástica da inteligência (Goethe).
O presente projeto visa explorar a potencialidade do jogo de Xadrez no desenvolvimento do raciocínio lógico. Sendo considerado um jogo que desenvolve a capacidade de pensar, o Xadrez acaba ajudando no aprendizado de outras disciplinas.
Conhecendo a história do Xadrez, percebemos que História, Geografia, aparecem na origem do mesmo, tornando-o um jogo interdisciplinar.
O Xadrez desenvolve potencialidades que em geral ficam adormecidas, essas capacidades da inteligência são: relacionar na busca de meios adequados para alcançar Um fim; organizar uma variedade de elementos para uma finalidade; imaginar concretamente situações futuras próximas e prever prováveis consequências de atos próprios e alheios.
Há professores que tem uma ideia errónea sobre o que é sério e do que é lúdico no jogo, temos a intenção de que os mesmos mudem de postura, Por isso temos a intenção de convidar alguns para participarem da oficina.
A forma como se joga Xadrez ensina a ter paciência, modéstia, prudência, perseverança, auto-
controle, vontade, disciplina e autoconfiança, qualidades muito importantes no caráter de uma pessoa.
Esperamos que os participantes da oficina vejam o Xadrez como uma luta prazerosa de emoções (Lasker) ou como uma ginástica da inteligência (Goethe).
5 - Metodologia
Pretendemos seguir o plano de estudos abaixo:
- Aulas teóricas;
- Exercícios escritos;
- Aulas práticas.
Pretendemos seguir o plano de estudos abaixo:
- Aulas teóricas;
- Exercícios escritos;
- Aulas práticas.
6 - Recursos Materiais
Utilizaremos na referida oficina materiais como:
- Apostilas para a parte teórica e prática;
-Tabuleiros de Xadrez para a parte prática;
- Papel Ofício;
- Caneta ou lápis;
Utilizaremos na referida oficina materiais como:
- Apostilas para a parte teórica e prática;
-Tabuleiros de Xadrez para a parte prática;
- Papel Ofício;
- Caneta ou lápis;

7 - Avaliação
Tendo em mente a importância da avaliação em qualquer processo, nos responsabilizaremos por empregar continuamente a avaliação durante todo o tempo que durar a oficina. Também como parte desta avaliação faremos um Torneio Seletivo para o I Campeonato de Xadrez da Escola Municipal Júlia Barjona Labre.
O Campeonato, que terá suas finais na Semana Cultural, será uma boa avaliação dos conhecimentos adquiridos pêlos participantes da Oficina.
Tendo em mente a importância da avaliação em qualquer processo, nos responsabilizaremos por empregar continuamente a avaliação durante todo o tempo que durar a oficina. Também como parte desta avaliação faremos um Torneio Seletivo para o I Campeonato de Xadrez da Escola Municipal Júlia Barjona Labre.
O Campeonato, que terá suas finais na Semana Cultural, será uma boa avaliação dos conhecimentos adquiridos pêlos participantes da Oficina.
8 - Bibliografia
D'AGOSTINI, Orpheu. Xadrez Básico. Ediouro
M ALHEIROS, Yara S. Melo. Xadrez: Jogo em que se aprende de tudo, menos trapaça. Revista nova escola, S.P, Dezembro/92.
FAZETTA, Ricardo., Um lance de mestre. Revista nova escola, S.P, Maio/98.
D'AGOSTINI, Orpheu. Xadrez Básico. Ediouro
M ALHEIROS, Yara S. Melo. Xadrez: Jogo em que se aprende de tudo, menos trapaça. Revista nova escola, S.P, Dezembro/92.
FAZETTA, Ricardo., Um lance de mestre. Revista nova escola, S.P, Maio/98.
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